Guitarras em Sol Aberto

Muito bom dia!

Me sinto melhor, logo Vamos falar de rock!

A algum tempo, por volta dos 17 (a Janet deveria ter uns 29), por indicação de um grande amigo, passei a ouvir Rolling Stones. No começo eu escutei o Beggars Banquet, que é um disco sensacional, talvez o melhor deles e o que chama a atenção quando você escuta Stones sem sombra de duvidas são as guitarras. As guitarras mudaram des do Beggars, quando o Keith passou a tocar em sol aberto, e a infinidade de riffs que isso proporcionou é responsável pela maioria dos hits comerciais dos caras. Ouvir Stones é igual ouvir Beatles, é composto por fases e atualmente eu estou numa fase retro, hoje eu escuto os discos do Brian Jones, e aquelas guitarras a lá Chuck Berry me fascinam do mesmo jeito que me fascinavam quando eu comecei a tocar.

O mais importante disso tudo é falar sobre as guitarras em sol aberto, vale a pena escutar os grandes hits dos Stones e reparar que a maioria dos riffs característicos do Keith são frutos da afinação de sol aberto, e se você estuda-los descobrirá que na maioria são fáceis de se tocar e repetitivos, dai a magia do negócio. Os Stones nada mais são do que dois velhos chapados, tocando magistralmente duas guitarras velhas, simples e cruas, sendo econômicos o tempo todo e com uma crueza espantosa, nem toda a pompa imposta pelo Mick Jagger tira isso das guitarras e isso é algo que vale a pena ser conferido, escute o Exile on Main Street com um fone e escute alto, você entenderá do que eu estou falando.

Outra dica do tio Patz são os Black Crowes! Hoje sem sombra de dúvidas minha banda predileta. Acho que um show dos Crowes me causariam mais arrepios do que o show do Paul McCartney (será???).
A essência é a mesma, guitarras sujas em sol aberto, tocando riffs sujos e simples, mais que soam de uma maneira absurdamente foda, ainda mais nesses últimos discos, sem o estereótipos dos anos 80, vale a pena!
For Those about Rock eu indico Black Crowes, uma copia extremamente bem feita dos Stones em sua melhor forma!

É isso ai!

Um beijo na sua Alma,
e se não gostou…
PULA NO MEU PEITO PORRA!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário